domingo, 13 de maio de 2012

                                            OPINIÃO       
                    
     O  PROJETO PAZ e POESIA agradece a atenção de todos que vêm opinando neste programa. As opiniões recebidas sobre VIOLÊNCIA e suas causas foram muitas e bastante valiosas. Vejam a seguir um resumo das opiniões. Na próxima semana prosseguiremos a troca de ideias e pesquisa.

 Resumo das opiniões recebidas no Face book:

***  Renée Borges:  Sem dúvida devido à desigualdade e impunidade!

***  Gumercindo Carlos: Falta de arte leva ao consumismo. O consumismo à violência.

*** Hildegard Helga Hennings Hack: Realmente são muitas as causas, algumas delas : falta de respeito, intolerância, impunidade, liberdade tomada de forma errada, inconsequente, descrédito de algumas instituições, a mídia, que explora...Parabéns pela iniciativa...Vou compartilhar...

*** Helena  Lima: Falta de união em família, pais dando liberdade demais aos filhos, falta de amor ao próximo, a televisão com suas programações, etc.

*** Claudia Peixoto: desigualdade social, preconceitos nas suas diversas formas.. e principalmente impunidade. A pessoa enquanto sujeito precisa desde muito cedo ser educada para socializar-se e ter a consciência de que, desde sempre houve e haverá diversidades culturais e pessoais que precisam ser respeitadas em prol da boa convivência. Acredito que de acordo com a visão que o sujeito tem do mundo é que ele vai responder através de seu comportamento. Outro fator de extrema importância é o uso de drogas que tem aumentado e muito os índices de violência, mas aí há de se perceber que elas são apenas a consequência de algo mais grave que é uma forma quase sempre inconsciente de insatisfação pessoal...

*** Adriane Borges: Obrigada por me provocar a refletir sobre o assunto. Pelas minhas observações posso indicar a indiferença sentida uma das causas. As pessoas que não se analisam, não se conhecem e não se controlam. Acabam  por deixar a frustração se materializar pela violência.

*** Maria Virginia Pitthan Baseggio:  Supervalorização do bem material, busca desenfreada pelo poder, impunidade escancarada, falta de incentivo cultural e de conduta moral adequada!

*** Frank Ramone: A violência no país vem de um efeito circular cujo inicio e fim possuem fatores facilmente modificáveis.  Quanto mais pobre certa parte da população, menor a educação proveniente de uma boa escola, ou dos pais...  Também  a classe mais elevada, que culmina na má educação recebida em casa, portanto é necessário termos educação, tanto escolar quanto familiar. Alguém que é oprimido e não reconhecido pode tornar-se violento, contra si ou contra o próximo, pois continuamos a ser animais que possuem instinto...

*** Anita Bittencourt e ‎Mirela Brando: Falta de educação, escolas de período integral, falta de estrutura familiar, distorção dos valores, falta de educação formal!
*** Anita Bittencourt: Além dos pontos citados pela Mirela, ligados a educação, lembro aqui das gritantes diferenças sociais, o violento comércio das drogas e a impunidade!
‎*** Mirela Brando: Desocupação da criança, o lar desconexo em queríeis, a falta de valores, de educação familiar e principalmente de ensino integral nas escolas publicas. Se este conjunto, tivesse o apoio integralmente da sociedade e dos agentes políticos que elegemos, não haveria tantos jovens drogados e prostituídos pelos donos das drogas. Prender os verdadeiros donos das drogas, os políticos corruptos que se elegem com o apoio deles e os operantes que deixam as drogas entrar livremente por nossas fronteiras.

*** Isis Reis: Obrigada por me incluir no seu grupo tão simpático. Acredito que as principais causas são: a dissolução da família (Célula Mãe de qualquer sociedade) e o consequente afastamento de DEUS.

*** Silvia Araújo ‎"IGNORANCIA"!!!  Considero nossos governantes Culpados desta ignorância coletiva, geradora deste caos social.

*** Pablo Becker: Acho que as principais causas são a falta de preparo dos pais, a falta de policiamento e a repressão frouxa às drogas.

*** Guga Arruda: Parece que a educação é o ponto principal. A repressão e a punição, fazem parte da educação inevitavelmente.

*** Bruno Becker: Em toda a história, as diferenças religiosas, étnicas e raciais foram responsáveis por atos violentos e irracionais. A intolerância, a impunidade e a falta de investimentos... em segurança pública aliadas as desigualdades sociais, falta de oportunidades e principalmente o pouco valor que se dá à educação... 

                                     -----------------------------------------------

É muito importante lermos e ouvirmos outras opiniões. Vejamos o que nos diz Valvim M Dutra neste trecho do livro "Renasce Brasil":


"Sabendo-se que o desrespeito é o principal causador da violência, podemos então combater a violência diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: seja o desrespeito econômico, o desrespeito social, o desrespeito conjugal, o desrespeito familiar e o desrespeito entre as pessoas (a "má educação"). Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violência é agir com o máximo de respeito diante de toda e qualquer situação. Em termos governamentais, as autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes na nossa sociedade. O governo precisa diminuir as explorações econômicas (as grandes diferenças de renda) e podar o excesso de "liberdades" principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconsequentes."
                                                 
                                             ----------------------------------------

CONCLUINDO:


Violência é um fato abominável e complexo, que vem crescendo preocupantemente.

Ela resulta de estímulos negativos, atualmente constantes em nossa vivência, que em muitos casos vão se internalizando no indivíduo desde o seu nascimento:

--- Ainda bebê ele já recebe estímulos por imagens violentas, seja pela TV ou mesmo até por cenas violentas em família ou no meio em que vive.

--- E logo prosseguem os estímulos negativos, através de brinquedos violentos, desenhos, histórias... Na TV, além dos noticiários, a violência está exposta em quase todos os programas. Em livros, brinquedos, jogos e muitas vezes em sua própria vivência, por agressões em família ou no meio em que vive. Às vezes ele mesmo é vítima da agressão de adultos!

--- O indivíduo vai crescendo em meio à violência. De tanto ver, ouvir, sentir e viver   violência, ele  aprende a encará-la naturalmente, como fato normal e corriqueiro... 

--- Depois surgem as agressões sociais, a desigualdade, o preconceito, as injustiças, a prejudicante corrupção, os maus exemplos, o perigoso convite às drogas. Tudo levando o indivíduo a defender-se de alguma forma. E ele então usa a violência, seguindo muitas vezes a rota do crime, que lhe parece a única saída...

--- Deduzimos que a violência é ocasionada por má educação, por má vivência e por algum tipo de desrespeito, como exploração, calote, mentira, corrupção, preconceito, traição, injustiças, infidelidade, logro, ofensas. E só conseguiremos minimizar a violência adotando duas firmes atitudes: 

        educação adequada e  real combate às suas causas

Então são duas questões para estudarmos e focalizarmos em "OPINIÃO":

1. Como combater realmente as causas da violência?

2. Como realizar a educação adequada para o cultivo da paz e da não-violência?

No Face book, em "OPINIÃO" estaremos com a primeira pergunta durante esta semana.

O Projeto Paz e Poesia desde já agradece a atenção dos que opinarem a respeito.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário