quinta-feira, 14 de junho de 2012


VIOLÊNCIA


Voltando ao assunto, eis a opinião do Projeto Paz e Poesia:
Causas principais da violência

1º - Desrespeito em qualquer circunstância: familiar, conjugal, econômico, por preconceitos, por injustiça, por corrupção, etc.
2º - Estímulos negativos:
a)      Maus exemplos apresentados em seu meio. Seja pela sociedade, desde o escalão mais elevado (políticos e autoridades), seja por pessoas simples, por amigos e companheiros. E às vezes pela própria família.
b)      Exibição contínua, pela imprensa, de violência e de maus comportamentos, como falcatruas, mentiras, traição, roubos, malvadezas, mortes, logros de toda espécie, bebidas, jogos de azar, etc...  Principalmente na TV. Ao liga-la, ouvimos e vemos imediatamente tiros, violência, assaltos, mortes,  crimes de toda a espécie... Tanto em noticiários como em novelas e outros programas.  Até em programas infantis!
c)       Bebidas alcoólicas em exibição acirrada e convincente. Tanto por imagens na TV como em bares, encontro de amigos, comemorações, homenagens e festas. Há muito exagero e isso convida, convence que bom é beber e beber bastante... E a criança, o jovem, aprende isso muito cedo...  Até mesmo em novelas e filmes, ao chegar a sua casa, a pessoa procura antes de tudo a bebida...
3º - Drogas e outros vícios: Sem dúvida, esta é uma das causas marcantes da violência.
                         ------------------------------------------------------------


Eis o parecer do Projeto Paz e Poesia sobre o tema
Como combater realmente as causas da violência

1º - Desrespeitos: Com Educação Ética: A educação ética, sendo adequada e contínua, é a maior força que temos para a internalização de bons hábitos e atitudes. Inclusive respeito. É matéria que deve fazer parte de todos os programas e em todas as escolas. Isto se estendendo o assunto às famílias e instituições outras. A toda a sociedade.
2º - Estímulos negativos: Devem ser proibidos. Com real punição aos infratores, sejam eles de qualquer nível...
3º - Drogas e outros vícios: A educação, a conscientização, também pode ajudar muito na prevenção de vícios. Mas torna-se imprescindível eliminar as fontes responsáveis pelo incentivo do uso de drogas e pelo seu fornecimento, desde os maiorais no assunto aos grandes e pequenos traficantes. Contudo a pessoa já viciada deve ser tratada como doente. 
Sendo as drogas o mais devastador dos vícios e de dificílima solução, após ininterrupta e eficiente conscientização dos males que elas causam, é possível que liberar seu uso venha a ser solução. Atitude que iria inclusive acabar com o tráfico. Sobre os males que causa a bebida alcoólica em excesso também deve haver conscientização contínua e o necessário controle.

Conclusão final: Só com importantes medidas tomadas por autoridades do poder público, inclusive com mudança de leis, conseguiremos combater realmente as causas da violência.

Aguardando melhores circunstâncias, o Projeto Paz e Poesia continuará

CULTIVANDO A PAZ COM POESIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário