quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VIOLÊNCIA

                                             
Violência é um fato abominável e complexo, que vem crescendo preocupantemente. 

Geralmente ela é ocasionada por má educação e por algum desrespeito, como exploração, calote, mentira, corrupção, preconceito, traição, injustiças, infidelidade, logro, ofensas.


Estímulos negativos vão se internalizando no indivíduo desde o seu nascimento:

--- Ainda bebê o indivíduo já recebe estímulos de imagens violentas, seja pela TV ou mesmo até por cenas violentas em família ou no meio em que vive. E logo prosseguem os estímulos negativos, através de brinquedos violentos, desenhos, histórias...

--- Na TV, em noticiários, em novelas, em jogos e até em programas infantis a violência está presente.

--- Em livros, brinquedos e jogos “avançados” infelizmente é comum a violência... 

--- Muitas vezes os estímulos negativos estão em sua própria família, com a desestruturação familiar... ou no meio em que vive. Sendo o crianças e adolescentes vítimas até de perversas agressões de adultos!

--- Ainda surgem as agressões sociais... A desigualdade, o preconceito, as injustiças, a terrível corrupção, os maus exemplos, o perigoso convite às drogas... Tudo induzindo o indivíduo a defender-se de alguma forma. 
 
E o indivíduo vai crescendo em meio à violência...  De tanto ver, ouvir, sentir e viver   violência, ele   passa a encará-la naturalmente, como fato normal e corriqueiro... E então usa a violência, seguindo muitas vezes a rota do crime, que lhe parece a única saída...

Só conseguiremos minimizar a violência adotando três firmes atitudes:

 combate às suas causas , 
educação adequada e 
punição severa aos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário