domingo, 27 de janeiro de 2013

C O N S T R U P A Z


SEGUNDO ENCONTRO CONSTRUPAZ – 28/01/2013

Mestre: - Bom dia a todos!
Eu gostaria de saber o que vocês têm a dizer sobre o que conversamos em nosso primeiro encontro.

Discípulos: - Bom dia, mestre! Gostamos bastante de conversar e refletir sobre esse assunto. Nos fez ficar pensando... Refletindo... E, conversando também em casa com outras pessoas, houve esta pergunta: Para que construir a paz? Por quê?

Mestre: - Vejam bem que já encontramos uma resposta nessa bela mensagem de Chico Xavier, com a qual encerramos o primeiro encontro: “PLANTE AMOR E PAZ E A VIDA LHE TRARÁ PAZ E AMOR”. Pensem, reflitam... E interpretem o que diz essa mensagem.

Discípulos: - Diz que devemos construir, cultivar, plantar amor e paz para termos em nossa vida paz e amor.

Mestre: - Sim, nós colhemos o que plantamos... Quando temos boas atitudes, agindo com amor e paz, a tendência é termos em nossa vida paz e amor. Mas se ao contrário agimos com agressividade, com más atitudes, nossa vida será bem mais difícil, em meio a muitas contrariedades e violência.

Discípulo 5: - E todos nós queremos viver onde há paz! Ninguém deseja viver onde há violência ou guerra.

Mestre: - Certo. Eis uma boa resposta! É por isso mesmo que o poema nos convida a construir a paz! Lembram-se do que nos diz o poema?

Discípulo 1: - O poema diz que após limparmos o terreno, tirando todo o veneno, devemos plantar um forte alicerce feito de amor. E depois, usando tijolos de perdão e fraternidade, de amor, consciência e solidariedade, teremos construído a paz...

Mestre: - Muito bem! É isso mesmo. Em sentido figurado, os tijolos são os nossos sentimentos. 

Discípulo 6 – Que bom seria, mestre, se cada um de nós conseguisse construir a paz!

Mestre: - Seria o ideal. Porém não esqueçam que é preciso querer para ter o poder de construir e cultivar a paz.
E aqui terminamos com outras duas mensagens importantes. Leiam, pensem, reflitam:

A violência é o último refúgio do incompetente. Isaac Asimov

Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Mahatma Gandhi
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O MAIOR OBJETIVO DESTE PROGRAMA: Inspirar educadores, pais, mães e outras pessoas a manter diálogos similares, ou mesmo melhores, para afastar a violência, construindo e cultivando a paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário